Este espaço foi projetado para acomodar as crianças em um espaço extracurricular, a fim de permitir que elas participem de atividades culturais e educacionais supervisionadas. 

Segundo informações do arquivo público de Olinda, esta casa, que fica em uma das ruas mais antigas da cidade, sempre esteve intimamente ligada à cultura e à educação. Portanto, é com grande prazer que continuamos a perpetuar o que poderíamos chamar de sua vocação. 

O seu terreno arborizado e o terraço coberto, permitem organizar atividades a qualquer hora do dia, independentemente das condições meteorológicas. Um lugar, acima de tudo, para a partilha cultural, também acolhe eventos e concertos sobre a cultura afro-brasileira, mas também francesa. É também uma das sedes brasileiras do Nordeste Trophy, assim como a Associação ALAS localizada em Salvador – Bahia e palco das edições carnavalescas do Baque Trip.

Com este espaço cultural, O Coletivo aposta a longo prazo na continuidade da transmissão da cultura afro-brasileira mas também da educação para as crianças.

Optamos pela educação gratuita porque o acesso à educação e à cultura é fundamental no processo de desenvolvimento de uma criança para que ela mesma encontre um lugar adequado na sociedade. A igualdade de oportunidades também é essencial para nós e se enquadra na mesma lógica.